Pânico na TV é a versão televisiva do programa radiofônico Pânico. Transmitido pela RedeTV!, estreou no dia 28 de setembro de 2003, aos domingos. Logo ao ser lançado, o programa contou com o reflexo do sucesso da versão veiculada pela rádio Jovem Pan, atingindo em pouco tempo uma grande popularidade, com uma audiência constituída principalmente por jovens das classes A e B. O Pânico tem sua origem na Jovem Pan, de caráter nacional e uma das maiores emissoras de rádio do Brasil. A idéia surgiu em 1993 com Emilio Surita, Marcelo Baptista e Maestro Billy, locutores de um programa tradicional sobre adolescentes e informações do trânsito, no qual atendiam ouvintes no ar. O comportamento dos ouvintes levava os locutores a brigarem e discutirem com os mesmos. Assim, aos poucos eles perceberam que as pessoas gostavam mais quando começavam a xingar os ouvintes e a falar bobagem. Nesse ínterim, Bola uniu-se ao grupo. O lado escrachado destacou-se e acabou tornando o programa puramente humorístico. Assim, novos personagens foram incorporados ao grupo, hoje composto por sete humoristas. Na atração, fazem entrevistas irreverentes com famosos e colocam ouvintes no ar, sem censura. Na televisão, o programa é feito ao vivo e diante de uma platéia de aproximadamente 150 pessoas.
Antes da versão televisiva, o grupo já interagia com câmeras no estúdio da rádio desde setembro de 2002. O recurso permite que os internautas assistam ao Pânico, e, no início, serviu para preparar os ouvintes e os próprios humoristas para uma abordagem visual dos personagens, que até então só contavam com o talento vocal dos locutores.
O projeto para a TV foi desenvolvido dois anos antes da estréia, pelo dono da Jovem Pan, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho (também conhecido como Tutinha) e a diretora do programa na rádio, Renata Neves-Molliet. Vários quadros da rádio foram adaptados para o vídeo. Inicialmente com duração de 60 minutos, o sucesso de público e a busca por espaços comerciais expandiu a atração para até duas horas, além de uma reprise dos melhores momentos da atração às sextas feiras.

Nenhum comentário:

CID MOREIRA