A promessa de um emprego na maior emissora de televisão do Brasil, a Globo, simplesmente selou o destino de Hans Donner. Na verdade ele estava habituado ao design estático; mas nunca recuou ao deparar-se com um novo desafio.
Para criar a primeira animação do logotipo da Globo, Hans e seu amigo Rudi Bohm usaram a máquina Oxberry da emissora de televisão de Viena. Compreendendo o potencial da máquina, ao ver as animações que haviam feito, a Globo comprou uma igualzinha – que, naquela época, custava algo em torno de meio milhão de dólares. As criações subseqüentes de Hans Donner evidenciavam seu notável fluxo criativo e sua inédita resolução visual.
Fez inúmeras aberturas e spots para a Globo, que foram desde as fabulosas aberturas de Viva o Gordo e do Fantástico até as criações computadorizadas de Pedra sobre Pedra - a transformação de corpos humanos em elementos da natureza - e as Aberturas das Olimpíadas de 1992. Hans Donner sempre seguiu a evolução da computação gráfica e dos efeitos especiais. Ele até participou indiretamente da fundação da famosa empresa hollywoodiana PDI - Pacific Data Imaging -, uma companhia pioneira em imagens por computador, onde ele utilizou a tecnologia que posteriormente foi usada pela mesma companhia, para fazer os efeitos do filme O Exterminador, estrelado por outro austríaco: Arnold Schwarzenegger. Donner só lança mão de computadores, no entanto, quando é absolutamente necessário. Certa vez criou uma cena bizarra: pessoas afogando-se em lama durante um coquetel. Foi um trabalho magistral. Tão magistral que quase venceu uma das competições que há na televisão francesa entre seqüências de vídeo feitas sem computador; tão magistral que foi desclassificado porque o júri simplesmente não acreditou que a cena havia sido feita sem uso do computador - e definitivamente não foi!
Os críticos são unânimes em que só com superlativos se podem descrever as obras-primas de Donner, com sua fluidez de movimento, sua coreografia leve, quase um balé, seu senso de humor, seus pomposos efeitos especiais e, principalmente, é claro, o talento inigualável da sua vívida criatividade, a alta qualidade do seu design - e muito trabalho duro.

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CID MOREIRA